sábado, 6 de julho de 2013

A BÍBLIATECA


Sofia entrou admirada naquela biblioteca que se chamava Bíblia. Ao entrar ela percebeu que aquele local era dividido em duas salas, uma maior que a outra. A sala maior se chamava Antigo Testamento e a sala menor Novo Testamento. Sofia observou que em cada sala havia quatro estantes e era nessas estantes que estavam os livros. Na sala do Antigo Testamento estava a estante chamada Pentateuco, a estante História, a estante Poesia e a estante Profecia. Sofia entrou também na sala do Novo Testamento e lá estavam as outras quatro estantes, a estante chamada Evangelhos, a estante Atos dos Apóstolos, a estante Epístolas e a estante Apocalipse.

Sofia continuou sua exploração e começou a contar os livros. Quando terminou a contagem ela observou que sobre as oitos estantes da biblioteca achavam-se 66 livros, 39 livros na sala do Antigo Testamento e 27 livros na sala do Novo Testamento. Sofia ficou feliz por saber que na sua cidade havia aquela rica biblioteca. Em vista disso, ela toma uma decisão e resolve ir todos os dias durante um ano inteiro ler os livros daquele lugar, começando do primeiro e seguindo a sua ordem até o último.

No dia seguinte, ela inicia a sua jornada de leitura começando a ler o livro de Gênesis. Ao final de um ano ela estava terminando de ler o livro de Apocalipse. Depois desse ano inteiro de leitura, Sofia chegou a algumas conclusões. Ela percebeu que apesar daquela biblioteca ter vários livros que foram escritos por pessoas diferentes, cerca de 40 pessoas que usaram estilos literários diferentes, e que viveram em épocas e lugares diferentes, mas era como se existisse uma harmonia entre eles tão grande que era como se existisse uma corda ou um cordel misterioso que os amarrava de uma forma tão tremenda que toda aquela biblioteca inteira parecia formar um único livro que contava uma única história.

E mais do que isso, ela percebeu que aquela harmonia acontecia porque existia um tema unificador de todos aqueles livros e que esse tema unificador era uma pessoa e essa pessoa era o Filho de Deus que veio ao mundo, Jesus Cristo. Sofia viu que os livros da sala do Antigo Testamento apontavam para frente e olhavam adiante com grande expectativa para a chegada do Filho de Deus e que os livros da sala do Novo Testamento mostravam e demonstravam que em Jesus Cristo se concretizou toda aquela expectativa tão almejada, pois o Filho de Deus finalmente tinha chegado ao mundo.

Intrigada com tudo isso e buscando a chave para compreender como uma coisa tão maravilhosa como essa poderia acontecer, Sofia entendeu como que por uma iluminação dos céus que toda aquela harmonia só poderia acontecer se todos aqueles diferentes livros, escritos por diferentes autores, com diferentes estilos literários e em diferentes lugares e épocas tivesse tido uma única fonte que inspirou todas aquelas palavras para todos os seus autores. E foi exatamente essa a conclusão de Sofia, que o Deus que fez os céus e a terra e tudo quanto neles há soprou essas palavras aos seus diferentes escritores de uma forma tão maravilhosa que todos aqueles livros daquela biblioteca chamada Bíblia formavam um livro só que contava uma única história.


Admirada com tudo isso, Sofia toma uma outra decisão. Ela decide que em todos os dias em que ela viver, por todos os anos de sua existência, ela iria diariamente visitar aquela biblioteca e mergulhar e se deliciar na leitura de cada um de seus livros até o dia em que ela pudesse se encontrar com a Fonte que inspirou e que deu toda aquela harmonia aos livros daquela biblioteca.

Para meditar: 

"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo".
2 Pedro 1.21

Nenhum comentário:

Postar um comentário