sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

NOSSA ORAÇÃO MUDA OS PROPÓSITOS DE DEUS?

A nossa oração muda o propósito de Deus? Se não, então qual é a utilidade da oração?

Quero responder essa pergunta usando uma historinha que li certa vez em algum lugar, fazendo algumas alterações para melhor explicar os questionamentos acima.

Havia no sítio de certo homem muitos animais: porcos, ovelhas, galinhas, dentre outros. O galo, que era muito vaidoso e presunçoso, todo dia tinha o orgulho de dizer para os outros animais que com o seu canto ele fazia o sol nascer, trazendo luz e calor sobre o sítio. Então, todo dia de manhãzinha bem cedinho ele enchia seu peito, batia suas asas e soltava o seu canto e, de repente, o sol “obedientemente” despontava no céu. O galo já estava bem famoso e cheio de moral perante os outros bichos.

Mas um dia, o inesperado aconteceu. O galo dormiu demais, perdeu a hora e quando acordou o sol já estava bem alto no céu. Ele não conseguia acreditar naquilo. Todos os animais e o próprio galo entenderam que na verdade não era ele que com o seu canto fazia o sol nascer, mas na verdade era o sol que o despertava e o fazia cantar.

O galo ficou triste por muitos dias, achava que o seu canto não tinha mais razão de ser, até que um sábio cordeiro lhe deu algumas palavras que lhe devolveu o ânimo. O cordeiro explicou ao galo que ele não deveria andar triste e nem deixar de cantar, pois apesar do seu canto não mover o sol, ele era o meio que anunciava que a luz, o calor e a alegria de um novo dia estavam chegando sobre o sítio e por isso o seu cantar ainda tinha sentido, ele só estava precisando compreender corretamente o sentido do seu canto.

Com essa explicação, o galo reanimou-se e continuou a cantar com muito fervor. Dia após dia, ele se levantava bem cedo, enchia seu peito, batia suas asas e soltava o seu belo canto anunciando que o sol estava chegando para trazer um novo e belo dia sobre todos os animais.

Nossas orações são como o cantar do galo nessa historinha e o sol representa o propósito de Deus. Não são nossas orações que mudam o propósito de Deus, mas é o propósito de Deus que move nossas orações, pois o Deus que decretou os fins de todas as coisas também decretou os meios pelos quais esses fins devem acontecer, e entre esses está a oração.


Quero terminar com uma frase de Lutero: “Orar não é vencer a relutância de Deus, mas é apropriar-se do beneplácito dEle”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário