terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TEMPOS E TEMPOS


O tempo é um elemento interessante, nós não o vemos, mas percebemos os seus efeitos. O tempo não pára, sempre se move para frente e não há como voltar, retroceder. Todos nós estamos dentro dele e não há como fugir dos seus efeitos.


Existem diferentes modos de entender o tempo. Existe o Tempo da Natureza, o Tempo Cronológico, o Tempo Histórico e o Tempo de Deus.


O Tempo da Natureza é aquele que não depende da vontade humana, mas passa naturalmente com os fenômenos naturais e pode ser percebido, por exemplo, pelas estações do ano.

Já o Tempo Cronológico é aquele que é medido e contado, seja pelas diversas formas de medições do tempo, como por exemplo, segundo, minuto, dia, mês, ano, ou pelos diversos instrumento para medir a passagem do tempo, como a ampulheta, o relógio, o calendário.

Enquanto isso, o Tempo Histórico é aquele que pode ser percebido pelas permanências e mudanças que acontecem na sociedade.

O Tempo de Deus é o menos percebido por nós, mas é o mais importante, pois corresponde ao período em que Deus trata conosco, abençoando, aplicando justiça, ensinando, preparando, fortalecendo, a fim de nos preparar e cumprir um propósito em nossas vidas. Esse Tempo não é medido nem contado e nem podemos perceber pelos fenômenos naturais, pois corresponde a soberania de Deus. Nós podemos na verdade, contribuir com seus efeitos, se formos confiantes e obedientes a Deus, ou atrapalhar, se formos incrédulos e desobedientes.

Por tanto, vamos ficar atentos a cada um desses tempos, principalmente com o Tempo de Deus, pois cada um deles são muito importantes para as nossas vidas.

Medite nisso.

Deus abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário